CuriosaMente

Finalizado o período de férias, iniciamos o mês de setembro, com imensa vontade de rever algumas das crianças que estiveram ausentes e voltar a encher de vida e alegria o nosso CATL. Logo em setembro começamos pela programação que nos caracteriza, a decoração do espaço com a participação das crianças, promovendo assim a identificação com o mesmo e adaptando-o às novas necessidades.

 

Outubro chegou e com ele o Dia Mundial da Alimentação, que contou com atividades de sensibilização para a importância da alimentação e de um estilo de vida saudável.

 

A multiculturalidade e o respeito intercultural foi também ele, pano de fundo para uma “Desfolhada Horripilante” onde se uniram costumes e tradições tipicamente portuguesas como foi o caso da desfolhada com algumas “novas” tradições como o Halloween.

 

Mantendo como mote o respeito pelo outro, pela sua cultura e pela sua identidade como construtor de uma cidadania ativa, aceitamos o repto da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens para participarmos numa exposição subordinada ao tema “32º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças” que contou com a exposição de trabalhos realizados pelas nossas crianças e que está agora exposta em permanência no interior do Pólo de S. Tomé para que todos, crianças, educadores e famílias recordem sempre a nossa missão – “Servir no Amor”.

 

As atividades desenvolvidas e a organização dos materiais disponíveis para o “brincar livre” teve como objetivo ir ao encontro do Projeto Pedagógico para 2021/2022, denominado “CuriosaMente”, numa clara analogia à curiosidade inerente ao “ser criança” e ao processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e social que é exponenciado por essa mesma curiosidade.

 

Este primeiro trimestre foi vivido intensamente, com constantes desafios, mas com a certeza de que tentaremos sempre melhorar e adaptar-nos para dar uma melhor resposta às crianças que fazem já parte do nosso CATL, sem nunca esquecer que é na interação constante e na participação ativa de todos os intervenientes que este trabalho educativo faz sentido.