Notícias

 NOTÍCIA 1

 

Em julho de 2018, o CSPA apresentou uma candidatura ao Programa Norte 2020 – Equipamentos Sociais – com um projeto destinado à melhoria e renovação das instalações do Pólo I e Pólo II. O objetivo era resolver problemas estruturais existentes e adaptar as instalações às novas regulamentações, garantindo a oferta contínua de serviços de alta qualidade, salvaguardando o número de utentes protocolados com a Segurança Social disponíveis na Rede de Serviços e Equipamentos Sociais (RSES).

 

O nosso trabalho foi recompensado uma vez que o Projeto HORIZONTE – Pensar o Futuro do CSPA cumpriu com todos os requisitos exigidos e a Área Metropolitana do Porto (AMP), na qualidade de Organismo Intermédio, deu-nos a boa notícia referente à decisão de aprovação definitiva no dia 15/10/2019.

 

 NOTÍCIA 2

 

Após a assinatura do termo de aceitação a 9 de dezembro de 2019 no âmbito do projeto e após uma sucessão de reuniões e diligências visando a operacionalização do mesmo fomos confrontados com a situação pandémica e o primeiro confinamento geral decretado a 16 de março de 2020.

 

Consequentemente a nossa Instituição enquanto prestadora de serviços de bem-estar e saúde foi forçada a repensar o seu funcionamento, adotar planos de contingência e restruturar diariamente os seus recursos humanos de acordo com a evolução da pandemia e as suas consequências a nível institucional, nomeadamente: baixas médicas motivadas por doenças crónicas e/ou de risco, por Covid-19, isolamentos profiláticos e assistência à família por encerramento de estabelecimentos de ensino, entre outros. Apesar destes constrangimentos, a Instituição continuou a assumir, dentro do possível, os seus compromissos referentes aos procedimentos para a gestão do concurso público no âmbito do desenvolvimento do projeto.

 

Contrariamente ao que seria desejável devido à pandemia, o processo de abertura do concurso público para a empreitada ficou temporariamente em stand-by.

 

 NOTÍCIA 3

 

Seguindo os trâmites legalmente exigidos quanto ao cumprimento dos procedimentos de contratação pública, no dia 10 de fevereiro de 2022 foi publicado no Diário da República, número 29, o anúncio do Concurso Público para a Remodelação, Adaptação e Modernização do Centro Social Paroquial do Amial – Pólo I e II.

 

A adjudicação da obra teve lugar a 17/06/2022, sendo que, após a reprogramação temporal, financeira e física do projeto, as obras estão previstas iniciar a 20/06/2022 com data de conclusão planeada para 31/05/2023.

 

Para efeitos desta operação de reabilitação das duas infraestruturas foi considerada a seguinte estrutura de prioridades.

 

  • 1- Corrigir e adequar as infraestruturas aos regulamentos em vigor referentes à segurança contra incêndio;
  • 2- Detetar e corrigir anomalias/patologias das infraestruturas;
  • 3- Reduzir as necessidades energéticas das infraestruturas.

 

 NOTÍCIA 4

 

A Requalificação do CSPA Chega ao Fim: Novas Infraestruturas para um Futuro Melhor

 

Após um extenso período dedicado à requalificação das instalações, as obras nos Polos I e II do CSPA foram concluídas. Iniciado em 20/06/2022, este projeto ambicioso tinha como principais objetivos resolver questões estruturais pré-existentes e modernizar as instalações para atender às normas regulamentares atuais.

 

A renovação abrangeu não apenas melhorias físicas, mas também a adaptação para garantir serviços de alta qualidade. Isso assegura a continuidade das respostas sociais necessárias para os utentes protocolados com a Segurança Social e integrados na Rede de Serviços e Equipamentos Sociais (RSES).

 

Ao longo do processo, a comunidade e os utilizadores destes serviços puderam testemunhar as melhorias progressivas. A finalização das obras representa um marco significativo para o CSPA, evidenciando o compromisso da Instituição em fornecer um ambiente propício ao bem-estar e à qualidade dos serviços oferecidos.

 

Estas novas infraestruturas não só reafirmam o compromisso do CSPA com a comunidade, mas também proporcionam condições mais modernas e adequadas para a continuidade dos serviços prestados, contribuindo assim para um futuro mais promissor.