Novembro na Creche

Iniciámos este mês com a referência à chegada do Outono.

 

Os amigos mais pequenininhos, decoraram folhas de Outono com as suas mãos;

 

Na Sala 1 ano, fizeram  uma árvore de outono, exploraram espigas de milho, folhas de outono e viram–se ouriços que colaram junto dessa mesma árvore. Descobriram uma nova forma de pintar: pintaram com espigas de milho e, pelas suas reacções, adoraram a nova experiência;

 

Na Sala 2 anos, exploraram folhas de outono, espigas de milho, construíram uma árvore de outono onde colaram imagens de frutos típicos desta estação do ano e puderam explorar as diferenças que outono nos traz: através de imagens. Viram também as diferenças climatéricas, as diferenças que se vêm na natureza (as cores, asa folhas a cair…) e as diferenças que temos de ter na nossa forma de vestir e calçar. Através da pintura das suas mãos, construíram ouriços que colaram no átrio de entrada para os Pais verem.

 

Uma comemoração associada a esta estação do ano é a comemoração do S. Martinho. Segundo a lenda, Martinho era um valente soldado romano que regressava a Itália e, algures um França, fazia sentir-se muito frio. Martinho estava devidamente agasalhado para isso.

No caminho, de repente apareceu-lhe um homem muito pobre, vestido com pouca roupa e já um pouco estragada. Esse homem estava a pedir esmola mas infelizmente Martinho não tinha nenhuma que lhe pudesse dar. Por isso, pegou na capa vermelha que trazia vestida e deu-lha ao pobre, para ele se cobrir. No preciso momento em que o fez, as nuvens e o mau tempo desapareceram, tendo ficado um dia que parecia de Verão! Foi como que uma recompensa de Deus a Martinho pelo seu ato bondoso: por isso, dois ou três dias antes do dia de S. Martinho, apesar de estarmos no outono, os dias ficam com melhor tempo e com temperaturas mais quentes – por isso, se denomina o “Verão de S. Martinho” a esses dias.

 

Este dia foi assinalado na nossa Creche, através da decoração de cartuchos que fizemos com pacotes de leite: cartuchos esses que serviram “de casinha” para as castanhas assadas que nos ofereceram.

 

O próximo mês será sem dúvida um mês ainda mais feliz e movimentado na nossa Creche, com muita alegria, muito brilho e muita luz: ajudaremos à decoração da nossa instituição, faremos a nossa festa de Natal e escolheremos um presente bem bonito feito por nós para oferecermos aos nossos Pais.

 

Esperem para ver as nossas surpresas natalícias.