Informática para todos

Terminou no final do mês de maio, a 1ª edição de formação informática (nível básico), com o objetivo de dotar os jovens que frequentam o A.T.L. do Centro Social Paroquial do Amial de competências no domínio das T.I.C.

 

Não podemos excluir o papel formador que a escola tem, mas não devemos descurar qual o propósito do A.T.L como agente formador e se possível, capaz de dotar as crianças de ferramentas e conhecimentos que no futuro os tornem adultos mais instruídos e capazes.

 

Esta 1ª edição, com a duração de 2 meses, foi desenvolvida no âmbito do estágio curricular de 3 alunas da Escola Superior de Educação do Porto, em articulação com o Gabinete de Apoio à Direção. Nesta primeira fase, as lições, com periodicidade semanal, começaram por estabelecer as diferenças entre Software e Hardware e apresentar os diferentes componentes do computador. Na componente prática, os utentes do A.T.L aprenderam a criar e manipular documentos Word, quer em termos de informação, quer em termos de formatação, personalizar impressões e imprimir. Com o Powerpoint elaboraram apresentações estruturadas, com vários tipos de média (vídeo, imagens, gifs…), animações e efeitos. Ficaram também a conhecer o conceito de sistema operativo, de janela e multitarefa, de maneira a utilizar e gerir o computador, criar pastas e ficheiros, configurar o ambiente de trabalho e a utilizar os programas mais comuns que estão disponíveis na instalação do sistema operativo.

 

No final, e após uma apresentação pública, os estudantes mais aplicados e com melhor aproveitamento foram presenteados com um certificado de conclusão.

 

Importa salientar que o desenvolvimento deste projeto não seria possível sem a ajuda do Instituto Universitário da Maia. Esta reputada Instituição de ensino foi responsável pela doação, no início do presente ano, de 4 computadores ao CSPA de forma a podermos desenvolver este projeto, estando já a ser replicado juntos dos utentes séniores do Centro de Dia e E.R.P.I.