Gabinete de Psicologia

A psicologia educacional visa intervir quer ao nível da criança/adolescente, como ao nível da família, da escola e de outras instituições com o propósito de dar um contributo eficaz para o desenvolvimento global da criança/adolescente.

 

Este apoio foca-se no método sistémico visto que acreditamos que para além das dificuldades individuais da criança/adolescente também é necessário intervir nos diversos contextos onde estas se inserem (e.g. família, escola, amigos, redes de vizinhança, etc.).

 

O Gabinete de Psicologia do Centro Social e Paroquial do Amial tem privilegiado uma ação em articulação com a equipa multidisciplinar, adotando uma postura de integração na comunidade educativa e participação em todas as suas dinâmicas.

 

O Gabinete de Psicologia (GP) desenvolve a sua ação na valência de creche e ATL. Tendo as seguintes funções: observação; avaliação psicológica formal e informal; intervenção psicológica individual (e.g. intervenção precoce, intervenção psicopedagógica, programa “Eu tenho um PT” – programa de desenvolvimento pessoal e orientação académica e profissional) e/ou em grupo (e.g. programa de DPS – Desenvolvimento Pessoal e Social – que se realiza nas férias escolares, grupos de estimulação); Apoio à família (aconselhamento parental, formação e workshops de parentalidade, consultoria (e.g. dica semanal – SPA Psicológico); Apoio ao profissional (prestar apoio aos profissionais definindo estratégias promotoras da qualidade e eficácia; encontros de reflexão, aconselhamento e consultoria; formação e workshops); Apoio externo (colaboração com professores e outros profissionais das escolas e serviços envolventes).

 

O principal objetivo do GP é prestar um serviço especializado de promoção e acompanhamento do desenvolvimento do indivíduo ao longo do seu ciclo vital. Tendo adotado como lema: “Educar é a capacidade de levar o ser humano até ao seu potencial máximo!”