“Os músicos de Bremen”

No dia 28 de outubro, as crianças da sala dos 5 anos do Centro Social do Carriçal, vieram ao Pólo S.Tomé, apresentar um teatro musical, às crianças da Creche e do ATL.

 

A peça de teatro foi desenvolvida pelo grupo de crianças do Jardim de Infância do Carriçal, em contexto da comemoração do Dia do Animal. A história faz a sensibilização para o respeito que se deve ter com os animais, mesmo que eles estejam magoados, doentes ou com idade avançada. Era este o caso das personagens desta história: um galo que já não cantava como o esperado, por ser já velhinho; o cão que era desprezado pelos seus donos também pela sua idade avançada; o burro que já não servia para transportar as mercadorias; o gato que era cego de um olho.

 

Foram todos abandonados pelos seus donos e, enquanto vagueavam perdidos, foram-se encontrando e mantiveram-se juntos apesar de cansados e cheios de fome. Num certo dia à noite, ouviram barulho numa casa que parecia abandonada, espreitaram e viram que estavam lá três ladrões a comer à volta de uma fogueira. Resolveram elaborar uma estratégia e unidos conseguiram assustar os ladrões que fugiram.

 

Os amigos animais aproveitaram a oportunidade e comeram o que lá se encontrava e decidiram manter-se juntos a morar na casa. Também formaram uma Orquestra, pondo em prática os seus dotes musicais e utilizando de forma positiva as capacidades que ainda tinham, animando assim toda a cidade onde viviam. Foi esta a história que as crianças nos apresentaram, dando vida às respetivas personagens e no final da mesma, interpretaram uma parte musical, com a seguinte canção:

 

“Os 4 amiguinhos
Cantando lá vão,
Pela estrada fora,
Até ao portão.
Batem à porta,
Pois querem entrar,
Sai de lá o burro e põe-se a zurrar.
Io Io faz o burro,
Cocoró faz o galo,
Au au faz o cão,
Miau faz o gato.
Os 4 amiguinhos
Não querem fazer mal,
Só querem brincar
Porque é dia do animal.”

 

No final da história, houve ainda tempo para, crianças e adultos, entoarem a canção apresentada pelos/as meninos/as do Centro Social do Carriçal. Foi uma atividade intergeracional enriquecedora para todos porque, a par da dramatização da história foi possível reflectir sobre o respeito que todos devemos ter pelos nossos animais de estimação e/ou domésticos.