Gabinete de Psicologia

Não nascemos apenas para nós mesmos”. Cícero

 

O envelhecimento humano traduz-se num processo complexo, apresentando diferenças dentro do próprio indivíduo, bem como de uns indivíduos para outros. É um processo adaptativo, lento e contínuo, que acarreta inúmeras modificações biológicas, psicológicas e sociais. Existem funções psicológicas que declinam ao longo deste processo e outras que permanecem estáveis ou podem mesmo desenvolver-se ao longo da vida, como as habilidades criativas, crescimento pessoal e sabedoria. Por outro lado, o envelhecimento é um fator de risco para o aparecimento de determinadas patologias, nomeadamente a demência.

 

Assim, partindo de uma perspetiva biopsicossocial e em articulação com a equipa multidisciplinar, o Gabinete de Psicologia do Centro Social e Paroquial do Amial desenvolve um trabalho qualificado nas áreas cognitiva, afetiva e comportamental do idoso, regendo-se pelo Código de Ética e Deontologia.

 

Neste sentido, os psicólogos realizam diversas funções, tais como: avaliação psicológica do idoso; elaboração de relatórios psicológicos; planificação e desenvolvimento de programas de intervenção psicossocial; intervenções psicológicas individuais e grupais; estimulação cognitiva global; treino cognitivo; estimulação multissensorial; promover a interação intergeracional; apoio à família e ações de formação internas.

 

O objetivo máximo visa proporcionar uma melhor qualidade de vida, apoiando um envelhecimento ativo, saudável, digno e humanizado, maximizando a funcionalidade e retardando o impacto do envelhecimento patológico.