Festa da Criança 2017

De 1 a 3 de junho, a Festa da Criança celebrou-se pelo terceiro ano consecutivo no Centro Social Paroquial do Amial. Esta ação insere-se no plano de atividades anual do CSPA, enquadrando-se nas iniciativas promovidas pela Direção, sendo pautada pelos princípios fundamentais da intergeracionalidade, do envolvimento comunitário e da celebração da Instituição na sua globalidade. Como já vem sendo hábito, as festividades procuraram incluir as diferentes valências da Instituição e, em articulação, celebrar o que de mais valioso temos: os nossos utentes, neste caso as crianças.

 

O primeiro dia foi inteiramente a pensar nos mais novos. O pontapé de saída foi dado na Creche com a “Hora do Conto”, atividade que fez as delícias dos mais jovens e graúdos. Estiveram ainda presentes cerca de uma dezena de utentes Séniores do nosso Centro de Dia. Durante a tarde, a “Ginástica Animalástica”, a “Animação de Fantoches”, dinamizada pelos alunos da Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto, as “Pinturas Faciais” e a “Modelagem de Balões” juntaram no mesmo espaço crianças da Creche, ATL, Projecto “O segredo do meu sucesso” e outros utentes do Centro Comunitário, Encarregados de Educação, familiares, voluntários e colaboradores do CSPA, encerrando assim, o primeiro dia da Festa da Criança.

 

O segundo dia colocou em perspetiva o papel da criança no mundo. O Workshop “A criança no Séc. XXI”, contou com a presença da Mestre Paula Pequito, docente na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e da Prof. Dra. Maria José Araújo, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Com um público atento, composto por técnicos de algumas instituições da Comunidade, voluntários, pais e colaboradores do CSPA, debateu-se qual o papel dos diferentes intervenientes na formação e educação da criança no séc. XXI. À tarde, com uma dinâmica proactiva, a equipa de enfermagem do CSPA levou a cabo a Sessão de Sensibilização “Benefícios da atividade física”, procurando alertar os mais novos e os Encarregados de Educação para os danos causados pelo sedentarismo incentivando assim, um estilo de vida mais saudável. Houve ainda tempo para um jogo que colocou em comunhão pais e filhos em mais um momento enérgico.

 

No último dia, o programa da Festa da Criança juntou a Instituição à paróquia na realização de um almoço ao ar livre, animado por padres franciscanos, juntando no mesmo espaço utentes do CSPA e seus familiares, crianças do Centro de Acolhimento do Campo Lindo, da Comunidade de St.º Egídio e catequese. De seguida iniciou-se uma gincana, com a supervisão de técnicos que colocou à prova a destreza física e mental de crianças e adultos. A Eucaristia, celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Amial pelo nosso pároco e presidente, Frei Manuel Luís, encerrou este evento de 3 dias pautados pela animação e união onde as crianças foram o centro de todas as atenções.

 

O CSPA agradece a disponibilidade de todos os envolvidos, nomeadamente, aos seus colaboradores, utentes e familiares, e a todos os convidados que ajudaram a dinamizar a Festa da Criança 2017.

 
 
Veja todas as fotos na galeria
 
 

“De todos os presentes da natureza para a raça humana,

o que é mais doce para o Homem

do que as crianças?

(Ernest Hemingway)