Dia Mundial da Árvore

Utentes da Creche e do ATL amigos do ambiente

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março e o CSPA, enquanto instituição amiga do ambiente, através do pólo II comemorou o dia com várias actividades.

 

Este ano, resolvemos sensibilizar os nossos utentes e familiares para a importância da Floresta Autóctone e impulsionar, desta forma, uma cultura de preservação ambiental.

 

Após um trabalho de pesquisa prévio, foram elaboradas três árvores, recorrendo apenas a materiais naturais com o objectivo de recriar o mais fielmente possível as três espécies autóctones seleccionadas – o castanheiro, o loureiro e o carvalho.

 

Em cada uma delas foram utilizados materiais como a terra, folhas, casca de tronco, musgo, líquenes e ouriços.

 

Assim, no dia 21 de março de manhã, os utentes do ATL “plantaram” as suas árvores na entrada da instituição, devidamente identificadas através de uma ficha informativa com as características de cada espécie representada.

De referir que os utentes da Creche também prestaram a sua homenagem à nossa Floresta Autóctone.

 

O período da tarde foi dedicado às flores e num gesto simbólico foram colocados num dos canteiros da horta dois girassóis, elaborados no ATL a partir da reutilização de garrafões e garrafas de água. Sem dúvida que a nossa horta, que é pedagógica, ficou ainda mais bonita.

 

Para terminar a comemoração deste dia, os nossos utentes plantaram bolbos de liatris, conhecida como estrela ardente e bolbos de sparaxis ou flor-arlequim para dar as boas vindas à Primavera.

Estão de parabéns todos os que nos ajudaram a concretizar as diversas actividades.

 

Entretanto, estejam atentos porque este ano, para além de favas, alhos, ervilhas…a nossa horta também vai ser um jardim muito florido e repleto de cor e inspiração.

 

“Todo jardim começa com um sonho de amor.
Antes que qualquer árvore seja plantada
ou qualquer lago seja construído,
é preciso que as árvores e os lagos
tenham nascido dentro da alma.

Quem não tem jardins por dentro,
não planta jardins por fora
e nem passeia por eles…”

 

(Rubem Alves)

 

 

Veja as fotos