Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia

No dia 21 de abril, o CSPA comemorou o Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia, com um conjunto de atividades no interior e exterior do pólo de S. Tomé que envolveu as várias gerações da Instituição.

 

O período da manhã foi dedicado à montagem de uma árvore feita no ATL, a partir de material de desperdício, e as folhas foram decoradas com mensagens alusivas ao ambiente e versos. Para além dos utentes, também os encarregados de educação, os meninos e os voluntários do Projeto “O segredo do meu sucesso” empenharam-se nesta tarefa para que a nossa árvore ficasse muito verde e original.

 

Dos mais novos aos mais idosos, todos tiveram oportunidade de participar ativamente nas várias dinâmicas planeadas para o dia.

 

Durante a tarde, ao ar livre, os mais novos apanharam as ervilhas anteriormente semeadas na horta e assistiram curiosos ao trabalho de transformar galochas e sapatos em vasos floridos. Também ajudaram a organizar a mostra de flores (um vaso, um verso), sob o olhar atento dos mais idosos.

 

As árvores são o símbolo da floresta e, em jeito de homenagem, embelezamos a árvore que se encontra junto à entrada do pólo de S. Tomé.

 

Surpresa!
As árvores para além de tronco, ramos e folhas, também podem ter sapatilhas, sapatos e borboletas gigantes, porque não?

 

Com esta diversidade de atividades, foi possível promover o diálogo intergeracional, a livre conceção de ideias e o desenvolvimento das habilidades criativas dos participantes.

 

 

 

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
(Antoine Lavoisier)