Atividades 2016

centro comunitário 2016

Convívios

 

Promoção de espaços de lazer, de ocupação de tempos livres e de treino de competências pessoais e sociais com o objetivo de favorecer a integração dos indivíduos na comunidade, combatendo assim o isolamento e a solidão.

Através da participação em diferentes dinâmicas de grupo temáticas, intergeracionais e interinstitucionais, nomeadamente, nos eventos emblemáticos do CSPA, pretende-se cultivar a sociabilidade e a qualidade de vida dos beneficiários.

Veja as fotos

 

Feiras de Trocas Solidárias

 

A IV Edição da Feira de Trocas Solidárias “Bem me queres, Bem te quero” realizou-se nos dias 27 e 28 de maio/16, das 15h00 às 18h30, no pólo de S. Tomé do CSPA e este ano o enfoque foi para a troca de vestuário infantil e juvenil.

À semelhança das edições anteriores, o evento contou com a colaboração voluntária e activa de pessoas da comunidade ligadas à valência de Centro Comunitário.

Aproveitamos também para louvar a participação dos utentes do nosso ATL que, no presente ano, nos ajudaram a organizar e a inventariar as roupas e demais materiais ofertados.

As trocas sem dinheiro valorizam as relações, a conversa entre as pessoas porque “o que você precisa, talvez seja o que o outro tem”, evitando assim o consumismo e o desperdício.

Esta IV Edição da Feira de Trocas Solidárias foi visitada por 54 pessoas da comunidade local que realizaram mais de cento e cinquenta trocas, das quais, mais de cem eram referentes a vestuário infantil e juvenil, acessórios e brinquedos.

O mau tempo que se fez sentir no dia 28 de maio, sábado, impossibilitou a realização da actividade no exterior e inibiu a adesão de um maior número de cidadãos.

Quanto aos excedentes, vão ser doados à Loja Social da Junta de Freguesia de Paranhos, que continua a apoiar esta iniciativa.

O CSPA agradece a todos os que participaram e colaboraram nesta IV Edição da Feira de Trocas Solidárias.

Veja as fotos

 

 

Educação Ambiental

 

O Projecto “A Verde e a Cores”, cuja manutenção é da responsabilidade do grupo de voluntários do Centro Comunitário e que visa manter activa a Horta Pedagógica do pólo II, tem-se revelado um espaço educativo e divertido onde todos os grupos etários da instituição podem participar.

 

Para além de possibilitar o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental, as actividades em torno da Horta Pedagógica têm permitido aos participantes inovar e expressar a sua criatividade de várias formas.

 

Por outro lado, através da cooperação entre gerações, tem sido possível estimular a percepção de que cada indivíduo pode influenciar positiva ou negativamente, o meio ambiente.

 

Com este projecto pretendemos plantar a ideia de que, uma comunidade “a verde e a cores” é mais bonita e saudável.

Veja as fotos