Outubro na Creche

Depois do 1º mês deste ano letivo ter sido de adaptação a novos espaços, a novos colegas, a novas rotinas, e de se alcançarem novas conquistas e novas experiências, o mês de outubro começou muito animado com o festejo do Dia da Música: os amigos mais pequeninos tiveram oportunidade de acompanhar as músicas do dia-a-dia, explorando vários instrumentos musicais. Os amigos mais crescidos da Sala 2 anos construíram notas musicais em pasta d’Ás que foram pintadas e decoradas pelos colegas do ATL e posteriormente entregues aos idosos da nossa instituição, depois da Atividade Intergeracional que decorreu nas instalações do Lar de Idosos e Centro de Dia.

 

Além disso, construímos e decorámos instrumentos musicais: os bebés da Sala Berçário fizeram acordeões, com os seus dedos; na Sala 1 ano, pintaram os seus dedinhos para formarem belos pianos; e na Sala 2 anos demos largas à imaginação e criatividade de cada um e decorámos o molde de uma guitarra clássica, através de colagem de bocadinhos de cartolina e papel crepe.

 

Fizemos também questão que, além da diversão, fosse sinalizado o quanto é importante alimentarmo-nos saudavelmente para termos uma Vida Feliz, com a comemoração do Dia da Alimentação:

– com a pintura de frutos e legumes pelas mãos dos nossos colegas mais pequenininhos;

– com a pintura de frutos pelas mãos, dedos e pés dos nossos colegas da Sala 1 ano (e com uma grande ajuda aos Papás das Crianças desta sala, porque levam as receitas que poderão fazer com esses mesmos frutos);

– com a exploração da roda dos alimentos que “nos ensina a comer (basta apenas respeitá-la) e fortes iremos crescer”: baseados neste lema, os colegas da Sala 2 anos escolheram a sua fruta ou legume favoritos e pintaram o seu molde com guaches.

 

Durante este mês lembramos também os nossos amigos Animais, com a exploração de fotografias dos animais favoritos das nossas Crianças, juntamente com a alimentação que cada um deles deve ter e os cuidados que devemos ter com eles. Tudo isto, concluído com uma sessão de reconhecimento dos sons dos Animais, em que as Crianças da Sala 2 anos distinguiram as vozes dos animais que íamos colocando no rádio.

 

Terminámos com a sinalização do Dia de Halloween e decoração da entrada da nossa Creche com essa temática.

 

Festejamos também o aniversário de alguns dos nossos colegas: ficamos muito felizes por mais um ano de Vida, passado connosco e com as suas Famílias.

 

Um bom motivo de comemoração são também as conquistas feitas pelos amigos mais pequeninos, principalmente aqueles que começam agora a dar os 1os passos: cada vez que dão um passo sozinho com a nossa ajuda, cada vez que se tentam levantar, cada vez que tentam rebolar e/ou gatinham para apanhar os seus brinquedos… são momentos únicos de grande alegria para nós, motivos suficientes para fazermos uma Festa a cada dia que passa.

 

No próximo mês iniciaremos os preparativos para a Festa de Natal! Sim, nós sabemos que ainda falta mais de um mês para a chegada da época natalícia, mas por ser tão importante, começaremos já a prepará-la para que possa ser efetivamente uma época de Calma, Paz, Harmonia, Partilha e ao mesmo tempo de Alegria e Diversão, para as nossas Crianças.

 

Veja as fotos na nossa Galeria.